A Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, em Abrantes, tem 35 casos positivos de covid-19 entre utentes e funcionários.
“Até ao momento, 31 idosos testaram positivo e dois inconclusivos, que irão repetir o teste", revelou o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, em declarações à agência Lusa, acrescentando ainda "também quatro funcionárias testaram positivo e duas tiveram teste inconclusivo".
No total, a instituição tem 65 utentes e 71 funcionários, que estão a ser testados na sua totalidade.
"Os doentes infetados estão já isolados dos restantes utentes, já foram também devidamente identificadas todas as pessoas que estiveram em contacto com os infetados, encontrando-se todas elas em quarentena", adiantou o autarca.
De acordo com Manuel Jorge Valamatos "todas as pessoas que testaram positivo estão assintomáticas, exceto duas, que estão hospitalizadas no Hospital de Abrantes, mas que têm outras doenças associadas".
"A Comissão Restrita da Comissão Municipal de Proteção Civil está a acompanhar de perto a situação e a desenvolver todas as medidas necessárias de acordo com a Direção-Geral de Saúde, tendo sido decidido proceder à desinfeção do espaço durante o dia de hoje”, disse, acrescentando ainda que, depois deste processo, o objetivo é criar condições para que no mesmo edifício as autoridades consigam "setorizar os casos positivos dos negativos".