A Comissão Europeia chegou a acordo com a Pfizer e BioNTech para a aquisição de 300 milhões de doses adicionais da vacina contra a covid-19, anunciou a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, esta sexta-feira.
We make sure Europeans have sufficient doses of safe & effective #COVID19 vaccines.
We now enable EU countries to buy more doses of the 1st vaccine approved in EU.
They can now buy up to 300 million more doses of the #BioNTech/@Pfizer vaccine.https://t.co/vjZd0L17VL
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) January 8, 2021
Von der Leyen explicou que a Comissão negociou a extensão do contrato com a Pfizer e BioNTech, junto de quem já tinha adquirido 300 milhões de doses da vacina, para duplicar o número de doses. Revelou ainda que 75 milhões destas doses adicionais estarão disponíveis "já a partir do segundo trimestre" e que as restantes entregues no terceiro e no quarto trimestres.
Bruxelas garante assim "um número de doses que permite vacinar 380 milhões de europeus, mais de 80% da população europeia", sublinhou Von der Leyen.
"Temos muitos projetos para o ano de 2021, e isso é particularmente verdadeiro para a reconstrução económica. Mas tudo isso pressupõe que vamos conseguir vencer a pandemia. Para tal, devemos vacinar o maior número de europeus e europeias o mais rapidamente possível. E por isso é que estou feliz com este desenvolvimento muito positivo hoje", afirmou, acrescentando que "outras vacinas se seguirão nas próximas semanas e meses".