por Pedro Ramos
Nova Iorque, dezembro 2020
Queridas Filhas,
Hoje vamos explorar negócios na perspetiva de empresário ou sócio de empresário. Apenas vamos cobrir o topo do iceberg. Como qualquer arte, a avaliação de negócios beneficia de anos de prática e dedicação.
Num primeiro nível, um excelente negócio é aquele que gera muito mais capital do que aquele que necessita. O capital é gerado pelos lucros que a empresa liberta para o investidor. As necessidades de capital são de dois tipos: a) equipamentos, instalações e outros ativos com vida superior a um ano; b) investimento em stocks, crédito oferecido a clientes deduzido de eventuais financiamentos recebidos de fornecedores.
A primeira alavanca de valor é intuitiva: quanto maiores os lucros melhor o investimento. A segunda é mais subtil: quanto menores a necessidade de reinvestimento no negócio melhor o investimento. Para ilustrar estes pontos vamos imaginar que vamos lançar um kart de limonadas. O custo do kart já equipado é de 200 euros. Os stocks necessários são de 10% das vendas anuais. O kart vende 1.000 euros de limonadas no primeiro ano, e cresce a 10% por ano. As margens são de 20%. O gráfico 1 mostra os fluxos de caixa do negócio assumindo que o kart é renovado a cada 5 anos (manutenção de 40 euros por ano)
Gráficos como este são cruciais para avaliar oportunidades de negócio. A linha mais importante é a última (G). Precisamos de 200 euros de imediato para começar o negócio. Esperamos receber 60 euros no final do primeiro ano de atividade, 170 no final do segundo e assim sucessivamente. O negócio parece atrativo a partir do terceiro ano. Mas tem os seus riscos: só recuperamos os 200 euros investidos durante o segundo ano (60 euros recebidos no primeiro ano mais 170 euros recebidos no segundo são 230 euros).
Se as necessidades de capital do negócio aumentam, a atratividade deste diminui. Vamos assumir que precisamos de substituir o kart a cada 2 anos devido a maior deterioração. O gráfico 2 mostra que os fluxos de caixa diminuem – linha (G) – devido ao aumento dos custos de manutenção – linha (D).
O efeito seria semelhante se as necessidades de investimento em stocks aumentassem – linha (E). Experimentem um cenário em que os investimentos em stocks são de 20% das vendas e vejam os resultados.
Para alem das necessidades de capital, as duas principais alavancas de valor do negócio são o nível de vendas e seu crescimento assim como as margens e sua progressão. Nesta carta vamos falar de vendas e na próxima falaremos das margens.
As vendas do negócio dependem do tamanho do mercado que esta serve, da sua capacidade de produção e da atratividade do seu produto face à concorrência
Para aumentar o mercado servido, os empresários podem lançar novos produtos e expandir para outras geografias. Por exemplo, o nosso kart pode vender café e chá para alem da limonada. Pode ainda ser móvel por forma a servir uma área geográfica maior.
Há várias opções para aumentar a capacidade de produção: aumentar as horas de serviço abrindo turnos adicionais, aumentar o tamanho das instalações ou mesmo abrir novas instalações em diferentes geografias. No nosso caso, podemos contratar mais pessoas para ter o kart a funcionar até 24 horas por dia, 7 dias por semana. Podemos ainda comprar karts adicionais.
A forma mais difícil de aumentar as vendas, mas também aquela que mais valor cria, é desenvolver um produto que é claramente superior ao da concorrência. Se essa vantagem é sustentável por muitos anos, a empresa pode crescer rapidamente, tirando quota de mercado aos seus rivais. Um produto superior pode ainda levar a margens maiores para o negócio, como veremos na próxima carta. Há várias formas de desenvolver um produto superior: melhor qualidade, maior amplitude de gama, melhor serviço, menor custo, maior customização, melhor design, maior conveniência entre outras. No final, quem decide se o produto é superior ou não face ao preço é o consumidor.
No nosso exemplo, podemos desenvolver uma receita de limonada tão boa que as pessoas viajam de longe e esperam em fila para comprar, mesmo quando outros karts não têm fila. A Coca-Cola desenvolveu uma fórmula ganhadora para o seu produto que continua secreta há mais de 100 anos. Ainda ninguém lhe conseguiu roubar a liderança mundial. Essa fórmula revelou ser uma verdadeira galinha dos ovos de ouro…