Bruxelas diz que uso generalizado de máscaras FFP2 é desnecessário

Posição foi transmitida após consulta dos especialistas do ECDC.

A Comissão Europeia revelou, esta quarta-feira, que o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) considera desnecessário o uso generalizado de máscaras FFP2.

Numa conferência de imprensa, em Bruxelas, a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, informou que a questão foi abordada junto do ECDC, que "não apoia o uso de máscaras de proteção FFP2", aconselhadas para os profissionais de saúde, pelo grande público. Os especialistas consideraram que os dados científicos disponíveis não apontam para a necessidade de um uso generalizado destas máscaras.

Stella Kyriakide, que “por coincidência” surgiu na referida conferência de imprensa com uma máscara FFP2, destacou que o mais importante é "continuar a encorajar todas as pessoas a usarem máscara, a fazerem-no corretamente, e a manter o distanciamento social".

"Mas, para já, o ECDC não apoia o uso de máscara FFP2 pela comunidade" em geral, reiterou.

Recorde-se que face às novas variantes do SARS-CoV-2, alguns Estados-membros da UE, como a Alemanha e a França, tornaram obrigatória a utilização de máscaras cirúrgicas ou FFP2 em determinais locais.