A GNR encerrou, no passado dia 29 de janeiro, uma associação recreativa e cultural que promovia um convívio com 14 pessoas, na localidade de Chãs, no concelho de Leiria.
Em comunicado, esta quinta-feira, a força de segurança explica que, na sequência de uma denúncia que dava conta da realização de um convívio naquele espaço, os militares deslocaram-se de imediato ao local apurando que no interior da associação encontravam-se 14 pessoas, estando em incumprimento com as normas e medidas vigentes para a contenção da epidemia e redução do risco de contágio da covid-19.
A ação “culminou com a identificação de 13 pessoas presentes no local juntamente com a proprietária do estabelecimento que tinha conhecimento da organização do evento”.
Perante o incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário, foram elaborados 14 autos de contraordenação, tendo ainda sido elaborado um auto de notícia pelo crime de desobediência.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Leiria.
A GNR recorda que, de acordo com as medidas impostas pelo estado de emergência face à evolução da situação epidemiológica do país, encontram-se encerradas as instalações e estabelecimentos como discotecas, bares, salões de dança ou de festa.