A rede social Tik Tok concorda com as autoridades italianas e vai bloquear todos os utilizadores, a partir da próxima terça-feira, que se registem ser menores de 13 anos, após a morte por asfixia de uma menina de 10 anos devido a um desafio que gravava para a aplicação, informa a agência Reuters.
O caso foi muito partilhados nas redes sociais e ainda continua sob investigação pela autoridades policiais de Palermo.
Além do bloqueio, a chefe responsável pela segurança infantil da Tik Tok na Europa, Alexandra Evans admitiu que será adicionado um botão na aplicação que irá permitir que os membros denunciem utilizadores que parecem ter menos de 13 anos.
Outra solução apresentada mas ainda em discussão é o uso da inteligência artificial para detetar estas contas. Para a proposta avançar, é necessário a aprovação da autoridade irlandesa para a privacidade, que é a principal autoridade de proteção de dados e sede da Tik Tok na União Europeia.
Devido à pandemia, a aplicação Tik Tok, de propriedade da empresa chinesa ByteDance, teve um crescimento exponencial entre vários grupos etários, principalmente nos adolescentes.