Um gato de uma família em Queensland, na Austrália, morreu a proteger duas crianças de uma cobra, a mais veneosa do país.
O herói de quatro patas, como é chamado pela imprensa, encontrava-se junto às crianças que estavam a brincar no quintal quando uma cobra, Pseudonaja textilis, se aproximou. Foi então que o gato, segundo uma publicação do Animal Emergency Service, não hesitou e atacou o perigoso animal, antes que esta fizesse mal às crianças.
“Infelizmente, durante a luta, Arthur [o gato] foi mordido”, lê-se no mesmo post.
O veneno desta cobra está classificado como o segundo mais tóxico do mundo, podendo causar paralisia e interromper a coagulação do sangue, o que provoca o colapso da vítima em poucos minutos.
Apesar de ter colapsado, Arthur recuperou rapidamente a consciência e a família acabou por não se aperceber que o animal de estimação tinha sido mordido pela cobra. Só na manhã seguinte ao incidente, quando o gato voltou a ‘desmaiar’, é que se aperceberam da mordidela.
Arthur ainda foi levado para o hospital veterinário, mas a sua condição era tão grave que não resistiu.
“A família, compreensivelmente devastada, lembra-se dele com carinho e é eternamente grata por ele ter salvado a vida das crianças. Arthur estava sempre a meter-se em traquinices; Já nos havia visitado antes e era muito querido para a nossa equipa”, disse o serviço de atendimento veterinário de emergência, citado pelo Independent.