Para o prémio Atleta do Ano, relativo ao ano de 2020, existem quatro atletas que poderão repetir a conquista. A judoca Telma Monteiro, recorde-se, venceu quatro vezes (2010, 2011, 2014 e 2016), ao passo que Miguel Oliveira conta com três troféus (2015, 2017 e 2018). Filipa Martins – que está já apurada para os Jogos de Tóquio – venceu em 2015 e Fernando Pimenta em 2016.
Na lista para a secção feminina do prémio constam ainda Auriol Dongmo, que recentemente venceu a medalha de ouro por Portugal nos Europeus de pista coberta, no lançamento do peso, a canoísta Joana Vasconcelos, que venceu a Taça do Mundo em Szeged, e Maria Martins, a ciclista medalhada nos Europeus de pista.
Já nos homens, para além dos já mencionados, estão ainda Cristiano Ronaldo, campeão italiano pela Juventus, o ciclista João Almeida, que brilhou na Volta a Itália com 15 dias de liderança, e Filipe Albuquerque, que venceu no Mundial de resistência.
Este ano, devido às limitações impostas pelo combate à pandemia, só vão ser entregues os prémios para os Atletas do Ano femininos e masculinos, ficando suspensos os galardões para melhor treinador, melhor equipa e jovem promessa.
Também devido à pandemia, não haverá gala de entrega dos prémios, que serão anunciados a 24 de março.
Confira a lista completa de nomeados a Atleta do Ano:
Atleta Feminino do Ano
Auriol Dongmo (Atletismo)
Joana Vasconcelos (Canoagem)
Maria Martins (Ciclismo)
Filipa Martins (Ginástica)
Telma Monteiro (Judo)
Atleta Masculino do Ano
Filipe Albuquerque (Atletismo e Karting)
Fernando Pimenta (Canoagem)
João Almeida (Ciclismo)
Cristiano Ronaldo (Futebol)
Miguel Oliveira (Motociclismo)