A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que todas as farmacêuticas estão com problemas de produção de vacinas contra a covid-19.
“Todos os produtores estão com problemas, seja a Pfizer, seja a Moderna, seja a AstraZeneca. A estabilização da produção ainda não está fechada”, disse Mariângela Simão, subdirectora-geral da OMS, durante um debate online promovido pela agência Lusa.
Segundo a responsável, também a vacina da farmacêutica Janssen, da Johnson & Johnson, está a enfrentar “problemas para estabilizar a produção e já avisou alguns dos países que vai entregar menos [vacinas] do que está nos contratos”.
A especialista defendeu o aumento da capacidade instalada a nível mundial para a produção de vacinas, admitindo que no caso do novo coronavírus pode vir a verificar-se um “cenário semelhante” ao da gripe, que obriga a campanhas de imunização sazonais e regulares das populações.
"Por isso é importante pensar em ter a capacidade instalada que não há agora", disse Mariângela Simão, citada pela agência noticiosa, referindo que tal pode acontecer através de pólos regionais e lembrando que os dados disponíveis ainda não permitem avaliar se a "imunidade vai ser permanente ou não".