“Conclusões [da EMA] foram muito claras ao confirmarem que os benefícios são muito superiores a quaisquer riscos identificados”, diz o presidente do Infarmed Rui Santos Ivo.
Conclusões vão ser plasmadas nos documentos da vacina, nomeadamente o folheto informativo, que estarão disponíveis amanhã
O coordenador da task force, Gouveia e Melo, anuncia que a administração da vacina da AstraZeneca será retomada segunda-feira, para começar a recuperar o atraso dos últimos dias. Suspensão da vacina atrasou a vacinação de 120 mil pessoas, mas vice-almirante espera recuperar no espaço de cerca de uma semana.
"Vamos recuperar muito rapidamente, mais uma semana ou semana e meia", garantiu o coordenador da task force.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, reiterou que o fármaco da AstraZeneca é "seguro, eficaz e tem qualidade", e aconselhou as pessoas a aceitarem a administração de qualquer uma das vacinas aprovadas.
Questionado sobre o facto de não ter sido ainda esclarecida a ligação entre casos raros de coagulação e a vacina, Rui Santos Ivo reiterou as principais conclusões da EMA, que considerou a vacina segura e que no geral não aumenta o risco de eventos tromboembolicos.
Na conferência de imprensa, foi também anunciado que os professores começam a ser vacinados no fim de semana de 27 e 28 de março.