Telma Monteiro, considerada atleta do ano pela quinta vez na sua carreira, em março deste ano, vai ser homenageada no dia 17 de abril, no âmbito dos Europeus da modalidade, a decorrer em Lisboa.
A cerimónia vem sendo organizada desde 2019, ano em que se atribuiu a organização deste evento a Lisboa. Telma Monteiro é "uma das melhores atletas do mundo”, garante Jorge Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Judo, que referiu à agência Lusa que a judoca vai ainda receber uma “medalha de mérito”.
Presentes estarão, da parte do Governo, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, para além do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Os Europeus de judo de Lisboa acontecem de 16 a 18 de abril, onde estão 18 judocas portuguesas em competição, entre as quais Telma Monteiro, que luta pela sua 15.ª medalha, no seu 15.º Europeu. A judoca nunca saiu de mãos a abanar de um Europeu, conquistando o título de campeã da Europa por cinco vezes, para além de duas medalhas de prata e sete de bronze.