Vacina da Johnson & Johnson começa a ser entregue hoje na União Europeia

Segundo a responsável pela tutela da saúde europeia, “isto ajudará a acelerar o acesso dos cidadãos às vacinas”, num momento em que apenas 6,8% dos adultos europeus têm a vacinação completa. 

A vacina da farmacêutica Janssen, do grupo Johnson & Johnson, começou a ser entregue, esta segunda-feira, na União Europeia (UE), anunciou a Comissão Europeia, que considerou a novidade como uma “boa notícia” para atingir os objetivos da vacinação da Europa.

"Boas notícias hoje, com o início das entregas da vacina de uma só dose da Johnson & Johnson contra a covid-19 em toda a UE", afirmou a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, numa publicação no Twitter.

Segundo a responsável pela tutela da saúde europeia, "isto ajudará a acelerar o acesso dos cidadãos às vacinas", num momento em que apenas 6,8% dos adultos europeus têm a vacinação completa, e “a garantir que atingimos o nosso objetivo de vacinar 70% da população adulta até ao verão", salientou Stella Kyriakides.

De acordo com os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), até à data, foram administradas 84,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 pelos países europeus, de um total de quase 108 milhões de doses que chegaram aos 27 Estados-membros da UE.

No site da ECDC pode verificar-se os dados sobre a vacinação na UE, que tem por base as notificações dos Estados-membros, e segundo o qual, apenas 6,8% da população adulta da UE está totalmente vacinada, enquanto 16,5% só recebeu a primeira dose da vacina, o que significa que a UE está ainda longe da meta dos 70%.