O Serviço de Estrangeiros e Fronterias (SEF) deteve, na terça-feira, um cidadão estrangeiro alvo de mandado de detenção europeu emitido pela Suécia, para a sua extradição. O homem, de 33 anos, era procurado por assaltos à mão armada.
Segundo o SEF, num comunicado esta quarta-feira divulgado, "o detido praticou assaltos à mão armada naquele país da União Europeia, razão pela qual foi difundido o mandado europeu agora cumprido".
O homem vai ser hoje presente ao Tribunal da Relação de Lisboa para aplicação de medidas de coação que permitam a sua eventual extradição.
O SEF deteve ainda esta semana, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, outros "cinco cidadãos por posse de documentos de viagem e demais documentação fraudulenta."
"Dois destes cidadãos foram detetados quando pretendiam viajar com destino a Dublin, na República da Irlanda, e um terceiro com destino ao Canadá. Os restantes, detetados no âmbito do controlo sanitário que o SEF efetua aos voos provenientes de Espaço Schengen, designadamente de Roma e Copenhaga, identificaram-se igualmente com documentação fraudulenta, tendo sido detidos pelo crime de falsificação de documentos", lê-se.
Todos os cidadãos detidos foram presentes à autoridade judicial para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.