Os correios espanhóis intercetaram, esta quarta-feira, uma carta com ameaças e balas no seu interior dirigida ao ex-primeiro-ministro José Luis Zapatero.
A carta foi intercetada nos controlos feitos na unidade central de processamento dos correios, em Madrid. Já na terça-feira tinha sido ali detetada uma carta semelhante dirigida à Direção-Geral da Guarda Civil que, segundo a imprensa espanhola, afinal se destinava ao líder do Unidas Podemos e vice-presidente do governo espanhol, Pablo Iglesias, e à sua família.
Zapatero é a quinta figura política da esquerda espanhola a receber ameaças de morte, em cartas com balas ou navalhas no interior. Na semana passada, foram enviadas ameaças semelhantes a Reyes Maroto e Fernando Grande-Marlaska, ministros de Pedro Sánchez e ambos do partido PSOE, a Pablo Iglesias, e à presidente da região de Madrid e candidata do PP, Isabel Diaz Ayuso.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, apelou, esta quarta-feira, ao fim da “espiral de ódio” que “ataca diretamente” a democracia e os seus valores.
Mi rotunda condena a la amenaza enviada contra el expresidente Zapatero. Esas balas van dirigidas contra la convivencia, contra la democracia. Debemos detener esta espiral de odio que ataca directamente a nuestros valores. No permitamos que la rabia se instale en la sociedad.
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) April 28, 2021