A judoca portuguesa Catarina Costa estreia-se nos Jogos Olímpicos, ao conquistar um quinto lugar na categoria de -48kg, este sábado, perdendo contra a atleta mongol Urantsetseg Munkhbat no combate para medalha de bronze.
A atleta portuguesa, oitava do ranking mundial, foi derrotada pela quarta do mundo, por ‘ippon’, a 54 segundos do fim do combate.
Até ao combate para o bronze, a judoca venceu a azeri Aisha Gurbanli (34.ª do mundo) e a chinesa Yanan Li (22.ª) ainda no quadro principal.
Já na repescagem, Catarina Costa derrotou a campeã olímpica, Paula Pareto, nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016, e no acesso às meias-finais perdeu contra a ucraniana Daria Bilodid.
Em declarações à RTP, a judoca disse que está orgulhosa pelo seu desempenho ao longo do percurso que culminou na competição olímpica: “dei o melhor de mim em cada treino, superei-me para chegar aqui muito bem preparada, como provei hoje".
"Fica o gosto amargo de ficar tão perto do pódio, mas todos os momentos que vivi foram de felicidade, que vou guardar”, assinalou a atleta, ao evidenciar a sua forma física “rápida e explosiva” na competição olímpica.
Sobre o combate no qual venceu a campeã olímpica, a atleta portuguesa indicou que se preparou atentamente para a luta, mas que a vitória foi “um misto de emoções”, visto que é uma atleta que a inspirou na modalidade e com quem tem um laço afetivo.
Catarina Costa assinalou que o seu objetivo “é sempre sonhar mais alto” e que, para os próximos Jogos Olímpicos, marcados para Paris, a atleta promete lutar pelos seus sonhos e qualificar-se para a prova.