A Direção-Geral da Saúde decidiu avançar para já com o reforço da vacina para pessoas com mais de 50 anos. Como i noticiou na edição desta terça-feira, o alargamento do reforço da vacina a mais grupos etários tem estado em estudo e foi recomendada pelos peritos da comissão técnica de vacinação para pessoas com mais de 40 anos, em linha com as recomendações do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. Questionada ontem pelo i, a DGS não antecipou alterações.
Na norma atualizada entretanto pela Direção Geral da Saúde, pode ler-se que fica estabelecido para a terceira etapa de vacinação, a que está atualmente em curso, o reforço da vacina para pessoas com mais de 50 anos a par de residentes e utentes em lares e instituições similares, profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados, profissionais de lares e instituições similares, da Rede Nacional de Cuidados Continuados e ainda bombeiros envolvidos no transporte de doentes. Será também estendido o reforço da vacina da Janssen a todos os adultos que tomaram esta vacina, que era só de uma dose.
Para já mantém-se aberto o autoagendamento do reforço da vacina apenas para maiores de 65 anos, maiores de 50 anos no caso de vacinados com a Janssen e para as crianças de 10 e 11 anos, que começam a ser vacinadas no próximo fim de semana.