Depois de o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter emitido vários avisos relativamente à agitação marítima que vai afetar a costa do continente entre sexta-feira e domingo, foi a vez da Autoridade Marítima Nacional (AMN) e Marinha deixarem um alerta.
Segundo uma nota da Marinha, a previsão aponta para um "agravamento da agitação marítima na costa Oeste de Portugal Continental, a partir das 12h00 de sexta-feira, 18 de fevereiro, até à madrugada de domingo, 20 de fevereiro", sendo que as ondas, provenientes do Noroeste, podem variar entre os 4 e os 10 metros.
"São esperados ventos com intensidade média até 35 km/h, podendo ocorrer rajadas até 75 km/h, provenientes do quadrante Norte", indica a mesma nota.
A AMN e a Marinha alertam assim toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, nomeadamente:
Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas, praias, etc, evitando ser surpreendido por uma onda;
Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
Recorde-se que o IPMA já tinha emitido um aviso amarelo para toda a costa a norte do Tejo a partir das 15h00 de sexta-feira, passando este aviso para laranja a partir das 0h00 de sábado.
Nos distritos de Setúbal e Beja haverá também aviso laranja, mas apenas a partir das 9h00 de sábado.