Morreu o ex-deputado e antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Fernando Rocha Andrade aos 51 anos devido a doença prolongada. Licenciado em direito pela Universidade de Coimbra e com doutoramento na especialidade de Ciências Jurídico-económicas entrou no Governo na segunda legislatura de José Sócrates (2005/2007), quando eiro assumiu a pata de sub-secretário de Estado da Administração Interna, num Ministério tutelado por António Costa.
Regressou ao Governo com António Costa, com as funções de secretário de Estado dos Assuntos Fiscais entre novembro de 2015 e 2017, mas acabou por ter de pedir demissão depois da polémica em torno da viagem da Galp para ver os jogos da seleção portuguesa de futebol, a França. Um caso que envolveu mais dois ex-secretários de Estado (João Vasconcelos que morreu em 2019 com 43 anos e Jorge Costa Oliveira)
Na esfera partidária, Fernando Rocha Andrade foi eleito deputado à Assembleia da República pelo círculo de Aveiro, na XIII legislatura (2015 e 2019), tendo integrado as comissões de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e de Orçamento e Finanças. Foi também membro da primeira equipa do Secretariado Nacional do PS liderada por António Costa a partir de novembro de 2014.
Na equipa que elaborou o cenário macroeconómico do programa eleitoral que o PS apresentou para as legislativas de 2015, que foi liderada pelo atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, Rocha Andrade foi o único elemento que não tinha formação profissional de economista.
Notícia atualizada às 21h00
{relacionados}