O ministro dos negócios estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou esta sexta-feira que a “lista de personalidades russas ligadas à oligarquia e ao regime a ser sancionadas” irá aumentar “nos próximos dias” segundo “lista adicional apresentada pela Polónia”, disse, ao jornalistas, em Bruxelas.
“A Polónia apresentou uma lista adicional [personalidades russas ligadas à oligarquia e ao regime], vamos agora cumprir regras próprias dos procedimentos jurídicos no espaço da União Europeia. Nos próximos dias ou semanas acrescentaremos à lista pessoas singulares ou coletivas russas por estarem economicamente ligadas ao regime de Putin”, disse o ministro.
Irão ainda ser aplicadas "mais sanções no SWIFT, no sistema internacional e nas transações económicas”, disse Santos Silva. “Haverá novas medidas de isolamento da Rússia nas organizações internacionais, designadamente nas instituições financeiras multilaterais”, disse.
Um outro ponto importante que foi discutido, sublinha o ministro que detém a pasta dos Negócios Estrangeiros, foi a necessidade de a Europa diminuir “radical e rapidamente a dependência face ao gás e petróleo russo”, reiterando Santos Silva que no caso de Portugal esta é “mínima”.