A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou as cadeias de supermercados Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan, e ainda a Johnson & Johnson, de práticas concertadas de alinhamento dos preços praticados ao consumidor nos supermercados.
A entidade liderada por Margarida Matos Rosa concluiu, após investigação, que «existem indícios de que três das principais cadeias de supermercados presentes em Portugal utilizaram o relacionamento comercial com um dos mais importantes fornecedores de produtos de higiene e cuidado pessoal para alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos deste último, em prejuízo dos consumidores».
Os comportamentos investigados duraram mais de quinze anos, tendo-se desenvolvido entre 2001 e 2016 e a AdC diz que, «a confirmar-se, a conduta em causa é muito grave». Entretanto, a Johnson & Johnson confirmou que foi notificada pela Autoridade da Concorrência (AdC) desta acusação e garantiu que está a «a analisar» a nota de ilicitude. Já a Auchan rejeita qualquer «violação das regras de concorrência» e diz que vai contestar acusação. Pingo Doce segue o mesmo caminho.