São Jorge volta a tremer

Desde 19 de março que a atividade sísmica registada na parte central da ilha, localizada entre Velas e a Fajã do Ouvidor, se encontra “acima do normal”, tendo o maior sismo sido registado às 21h56 de dia 29 de março e tido uma magnitude de 3,8 na escala de Ritcher. 

Os habitantes da ilha de São Jorge voltaram a sentir a terra tremer nas últimas 24 horas. O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) disse este domingo que já vão em 255 o número de abalos percecionados naquela ilha desde o início da crise sismicovulcânica.

Já entre as 22h00 de ontem e as 10h00 de hoje não foi sentido nenhum abalo. 

De acordo com o CIVISA, o sismo, de magnitude 2,5 na escala de Ritcher, foi sentido pelas 17h29 de sábado com  intensidade máxima IV na escala de Mercalli Modificada, nas freguesias de Velas, Santo Amaro e Urzelina (pertencentes ao município de Velas).

Desde 19 de março que a atividade sísmica registada na parte central da ilha, localizada entre Velas e a Fajã do Ouvidor, se encontra "acima do normal", tendo o maior sismo sido registado às 21h56 de dia 29 de março e tido uma magnitude de 3,8 na escala de Ritcher. 

A ilha de São Jorge está no nível de alerta vulcânico de V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, sendo que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso"