Um jovem de 18 anos foi detido na madrugada de terça-feira, na freguesia de Marvila, em Lisboa, por ser suspeito da prática do crime de condição sem habilitação legal. Na mesma fiscalização foi apreendido o motociclo que conduzia, furtado no dia anterior.
De acordo com um comunicado do Comando Metropolitano da PSP, "numa fiscalização de rotina e prevenção rodoviária de um motociclo, ao serem solicitados todos os documentos obrigatórios para o ato de condução, de imediato o suspeito afirmou que não era possuidor de habilitação legal para o efeito, e que a viatura não era sua pertença, pelo que também não tinha os documentos da mesma".
A autoridade verifcou então que o motociclo se encontrava a trabalhar através de ligação direta, ou seja, sem chave, "o que fez presumir a sua proveniência ilícita, vindo a ser confirmado que este teria sido furtado no dia anterior", explica a PSP.
O jovem foi depois detido por não ser "possuidor de habilitação legal para conduzir, ficando associado igualmente ao furto do respetivo veículo, ficando a sua participação de ser apurada em sede de inquérito crime e diligências futuras".
O motociclo é a ferramenta de trabalho do lesado pelo que o detido o impediu de trabalhar, por isso, este foi "apreendido, de forma a que fosse possível, após inspeção forense, fazer a sua entrega ao legítimo proprietário o mais rápido possível", avança a PSP, dizendo ainda que o jovem foi notificado para comparecer no Juízo de Pequena Instância Criminal da Comarca de Lisboa.