Treze pessoas foram detidas pelo Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento Territorial de Portalegre, durante o festival do Crato, entre os dias 17 e 20 de agosto.
De acordo com um comunicado divulgado pela autoridade, registaram-se "oito crimes por tráfico de estupefacientes, culminando em 13 pessoas detidas, com idades compreendidas entre os 22 e os 43 anos".
“Durante toda a ação, foram garantidas as condições de segurança necessárias para que o evento decorresse sem incidentes, auxiliando os cidadãos que se deslocaram ao evento, e garantindo a fluidez do trânsito, onde estiveram empenhados militares de várias valências operacionais da Guarda”, lê-se ainda.
Durante a operação, foram apreendidas 132 doses de haxixe, 94 doses de MDMA, 75 doses de anfetaminas, 29 doses de canábis, 25 doses de cocaína, 12 gramas de cogumelos alucinogénios e 40 selos de LSD.
Além disso, foram elaborados 12 autos de contraordenação por consumo de estupefacientes, que foram remetidos para as Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT).
A ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção de Portalegre e de binómios da Secção Cinotécnica de Castelo Branco.