Um homem que estava em fuga da cadeira de Linhó, em Sintra, desde sábado voltou a ser preso na madrugada desta terça-feira depois de a mãe o ter entregue às autoridades, nas urgências do hospital de São José, em Lisboa.
De acordo com o Correio da Manhã, foi a mulher quem levou o filho, Adiel Cabingano, às urgências do hospital para ser avaliado no serviço de psiquiatria, tendo, nessa altura, contactado o posto da PSP para os informar de que o filho estava em fuga da prisão.
Foi de imediato contactada a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que enviou meios para o local.
O fugitivo acabou por receber tratamento hospitalar e ser transportado para a cadeira.
Segundo a DGRSP, Adiel Cabingano, de 26 anos, estava a cumprir uma pena de prisão de dez anos por furtos e roubos e estava em regime aberto "a trabalhar no pastoreio de cabras e, como tal, com vigilância descontinuada".
Foi durante o trabalho como pastor de cabras que o recluso "se ausentou ilegitimamente dos terrenos do estabelecimento prisional", tendo sido dado o alerta às polícias.
O recluso estava "em fase final de cumprimento" da pena de dez anos mas, devido a esta fuga, foi aberto um processo de averiguações interno para apurar as circunstâncias da mesma.