A polícia da Nova Zelândia encontrou, esta quarta-feira, mais de três toneladas de droga a flutuar numa área remota do oceano Pacífico. Trata-se da maior apreensão de droga da história daquele país.
A droga teria sido largada naquele local por um grupo de tráfico internacional de droga, de forma a que outro grupo recolhesse e seguisse viagem para a Austrália.
Não foi efetuada qualquer detenção, mas as autoridades asseguram que a apreensão vai causar um golpe financeiro de uma ponta à outra do processo de produção, transporte e venda da droga.
As três toneladas e meia de cocaína foram largadas em 81 fardos que foram intercetados por um navio da Marinha neozelandesa, que demorou seis dias a voltar ao país de origem, onde a droga foi documentada e destruída.
De acordo com Andrew Coster, comissário da polícia da Nova Zelândia, citado pela norte-americana ABC News, a droga teria um valor total de 500 milhões de dólares da Nova Zelândia (cerca de 295 milhões de euros).
“Acreditamos que havia cocaína suficiente para atender o mercado australiano durante cerca de um ano, e isso seria mais do que a Nova Zelândia usaria em 30 anos”, disse o responsável.