Função pública marca greve nacional para 17 de março

Paralisação ocorre um dia antes da manifestação nacional da CGTP.

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública anunciou, esta quinta-feira, que foi convocada uma greve nacional para 17 de março, as reivindicações passam pelos aumentos imediatos dos salários e a valorização das carreiras e dos serviços públicos.

"Vai ser uma grande greve da administração pública", disse o líder da Frente Comum, em conferência de imprensa, lembrando que a paralisação acontece na véspera da manifestação nacional da CGTP, convocada para 18 de março.

Sebastião Santana adiantou que a decisão de avançar para a greve foi tomada na cimeira de sindicatos da Frente Comum, sublinhando o atual "quadro de empobrecimento generalizado dos trabalhadores".

O líder sindical disse ainda que a Frente Comum está disponível para uma greve geral, em conjunto com a restantes estruturas sindicais, lembrando que "a data está anunciada" e que todos serão "muito bem-vindos a esta jornada de luta".

Recorde-se que CGTP anunciou para dia 18 de março uma manifestação nacional em Lisboa, para exigir o aumento imediato dos salários e das pensões e em protesto contra a subida do custo de vida.