Cerca de 53 mil crianças frequentam creches de forma gratuita, três mil das quais no setor privado, disse esta terça-feira a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Ana Mendes Godinho estava hoje a ser ouvida na comissão parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão e afirmou que fazem parte da medida Gratuitidade das Creches 1.871 creches do setor social e solidário e 358 do setor privado.
Recorde-se que esta medida arrancou em setembro de 2022, para crianças nascidas depois de 1 de setembro de 2021 e a frequentarem creches do setor social e solidário, sendo que, em janeiro deste ano, se alargou ao setor privado.
Além disso, também têm direito a vaga gratuita crianças cujos pais estão nos 1.º e 2.º escalões de rendimentos, independentemente da data de nascimento.
Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, disse ainda que, em fevereiro frequentavam as creches de forma gratuita mais 3.000 crianças do que em janeiro.
Das 53 mil crianças, 48.577 estão no setor social e solidário e as restantes frequentam de forma gratuita a creche da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e privadas.
O número de crianças em gratuitidade de creches no setor privado aumento de 833 para 2.734 de janeiro para fevereiro.
A secretária de Estado adiantou ainda que, neste momento, se está "muito próximo de ocupar os 100% das vagas do setor social".