Os sismos que atingiram a Turquia no início de fevereiro causaram danos diretos de dois biliões de liras (cerca de 99 mil milhões de euros), equivalente a 9% do PIB da Turquia, informou esta sexta-feira a presidência turca, segundo a Lusa.
Um relatório do Gabinete Presidencial de Estratégia e Orçamento, divulgado esta sexta-feira, na véspera da conferência da União Europeia (UE), que será na segunda-feira, e abordará a reconstrução das áreas danificadas, 11 províncias foram afetadas pelos terramotos.
Estes números governamentais chegam depois de, no final de fevereiro, o Banco Mundial ter estimado preliminarmente prejuízos diretos de cerca de 32 mil milhões de euros.
Mas, já nessa altura, o organismo internacional sublinhou que os custos da reconstrução poderiam ser mais elevado.
O Banco Mundial estimou que 53% dos danos dizem respeito a residências e 28% a edifícios não residenciais, muitos dos quais são escolas ou centros de saúde, os 19% restantes são relativos a transportes, água ou infraestruturas elétricas.
Já na Síria, a organização espera um prejuízo em 5,1 mil milhões de dólares (cerca de 4,8 mil milhões de euros), 10% do PIB sírio.