Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido, está a ser investigado no âmbito de um possível conflito de interesses pelo supervisor parlamentar da conduta dos deputados britânicos.
O Comissário de Conduta Parlamentar, Daniel Greenberg, abriu o inquérito na passada semana, invocando regras que exigem que os deputados declarem interesses que tenham de forma aberta e honesta, lê-se num comunicado esta segunda-feira publicada na página da Internet do comissário:
"Os membros devem ser sempre abertos e honestos na declaração de quaisquer interesses relevantes em quaisquer procedimentos da Câmara ou das suas comissões, e em quaisquer comunicações com ministros, membros, funcionários públicos ou titulares de cargos públicos".
Depois de a notícia ter sido divulgada, um porta-voz do ministro já disse que o líder irá ajudar o comissário a esclarecer a questão "de forma transparente".
Em causa está a participação minoritária por parte da sua esposa, Akshata Murphy, na empresa Kory Kids, que terá beneficiado de apoios financeiros do Governo.