Acordo de cereais ucranianos no mar Negro prolongado por mais dois meses

A Rússia tinha afirmado, na passada terça-feira, que ainda existiam diversas “questões sem resposta” a resolver antes de prolongar o acordo, que expirava na quinta-feira à noite.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou, esta quarta-feira, que o acordo sobre a exportação de cereais ucranianos pelo mar Negro foi prolongado por mais dois meses.

"Foi decidido prolongar por mais dois meses o acordo dos cereais no mar Negro", firmado em julho de 2022, com a mediação da ONU e da Turquia, afirmou o Presidente da Turquia sobre este acordo relativo à Ucrânia e à Rússia.

A Rússia tinha afirmado, na passada terça-feira, que ainda existiam diversas "questões sem resposta" a resolver antes de prolongar o acordo, que expirava na quinta-feira à noite.

Os cereais ucranianos destinados aos países estrangeiros transitam para a União Europeia depois de o itinerário tradicional de exportação através do Mar Negro ter sido bloqueado pelas forças russas, após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.