A distância entre Santarém e Lisboa não é um entrave para a construção do novo aeroporto, mas é longe, defendeu, esta quarta-feira, o ministro das Infraestruturas.
"O que eu disse é um facto. 80 km ou 70 km é longe de Lisboa e isso em nada condiciona o trabalho da Comissão Técnica Independente, que como sabe, não se pronuncia sobre distâncias, faz outro tipo de análise", disse João Galamba, que falava na audição regimental na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, no Parlamento.
O governante já havia dito, durante a CNN Summit, que haver um aeroporto em Santarém “é longe” e considera que a suas declarações não atrapalham o trabalho da Comissão Técnica Independente.
“Não vejo em que é que as minhas declarações condicionam, prejudicam o trabalho da Comissão Técnica Independente, que tem, obviamente, um conjunto de equipas a trabalhar, que continuarão a trabalhar e que emitirão as suas opiniões e que tornarão público o seu relatório e ele será a base da decisão política", justificou.
Recorde-se que a comissão técnica está a estudar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, e anunciou, no dia 27 de abril, nove opções possíveis para o novo aeroporto.