Ministro da Cultura ucraniano demite-se

Oleksander Tkachenko disse, através do Telegram, que a sua decisão vem no seguimento de uma “vaga de desentendimentos sobre a importância da cultura durante a guerra”.

O ministro da cultura da Ucrânia informou, esta sexta-feira, que apresentou a sua demissão depois de vários desentendimentos com Volodymyr Zelensky.  

Oleksander Tkachenko disse, através do Telegram, que a sua decisão vem no seguimento de uma "vaga de desentendimentos sobre a importância da cultura durante a guerra", acrescentando que ficou "surpreendido" em relação às declarações de Zelensky sobre o assunto.  

"A cultura durante a guerra é importante porque esta é uma guerra não apenas pelos territórios, mas também pelas pessoas e as pessoas são a nossa memória, História, língua, criatividade (…). Pelo património e passado e pelo bem-estar no futuro", declarou Tkachenko.  

"Durante a guerra, os fundos privados e os orçamentos para a cultura não são menos importantes que os 'drones', porque a cultura é o escudo da nossa identidade e das nossas fronteiras", frisou.