UEFA abre processo disciplinar à Croácia devido a bandeira fascista

Em junho a Croácia também foi alvo de inquérito devido a “comportamento discriminatório” dos adeptos, em junho, num jogo frente aos Países Baixos

A UEFA abriu um processo disciplinar à Croácia face à exibição, no jogo diante da Letónia, de uma bandeira fascista da Segunda Guerra Mundial, informou esta quarta-feira a federação de futebol croata.

A Federação croata explica que os adeptos ergueram uma bandeira do regime de Ustase, partido nacionalista da extrema-direita que assumiu o poder em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial.

Sublinhe-se que Croácia já tinha sido alvo de inquérito da UEFA por "comportamento discriminatório" dos adeptos na Liga das Nações, em junho, nos Países Baixos.

Como sanção disciplinar, a Federação croata foi proibida de vender bilhetes para o jogo que disputou na segunda-feira em casa e no qual bateu a Arménia por 1-0.

O mais recente inquérito poderá levar a UEFA a castigar a Croácia com a obrigatoriedade de receber a Turquia à porta fechada, em jogo da qualificação para o Euro2024, a disputar em 12 de outubro, em Osijek.

A Croácia lidera o seu grupo de apuramento para o Europeu, com os mesmos 10 pontos da Turquia, mas menos um jogo disputado.