A tentação intervencionista

O Brasil importa um terço do consumo de diesel – gasóleo – e as empresas suspenderam as importações pois o preço interno não compensa.

Governos populistas, que pensam mais na próxima eleição do que nas próximas gerações, não costumam resistir à intervenção nos preços, gerando problemas para a economia e a população. Os meios empresariais começam a temer intervenções do governo em preços de concessões rodoviárias, assim como já ocorre nos combustíveis. O Brasil importa um terço do consumo de diesel – gasóleo – e as empresas suspenderam as importações pois o preço interno não compensa.A estratégia da Petrobras é afastar do mercado os importadores e as refinarias já privatizadas, também no limite com os preços artificiais. Há risco de problemas no abastecimento. Todas as experiências no mundo – e no Brasil não foi diferente – não deram certo e o abastecimento é logo atingido. A subida dos preços é mundial, consequência dos gastos com a pandemia e retração dos negócios no período. Outra intervenção cogitada é limitar juros nos cartões de crédito, altos em função da forte inadimplência.

VARIEDADES

O prefeito mais rico do Brasil é o de Betim, cidade industrial na região de Belo Horizonte, em Minas. Sua fortuna é estimada em cem milhões de euros. Vittorio Medioli foi deputado, é italiano e veio para o Brasil aos 20 anos. É empresário e dono dos jornais de Minas O Tempo e Supernotícia, este último, um veículo popular, o de maior venda avulsa no Brasil.

  • O Guia Michelin vai voltar a ter uma edição com os restaurantes do Rio e de São Paulo. Nas duas cidades, são 12 os estabelecimentos estrelados pela publicação.
  • A economia pode crescer até 3% este ano. Mas ponto preocupante é a queda de investimentos no setor privado e o aumento da inadimplência nos cartões de crédito e operações bancárias.
  • Economistas conservadores acham que se trata do famoso “voo da galinha”.
  • Bloqueio de bens do ministro Juscelino Filho marcou o primeiro caso grave de abuso com dinheiro público do Governo Lula.
  • Cinco dos dez brasileiros mais ricos moram fora do país, na Suíça, Singapura e EUA. Resultado dos altos impostos e das ameaças de piora no ambiente de negócios. Nos últimos dois meses, quase mil brasileiros levaram o domicílio fiscal para o exterior. Um terço de viúvas.
  • A atleta e militante de esquerda Ana Moser deixou o Ministério dos Esportes para dar lugar a um político de centro. Apesar dos esforços de Lula da Silva, que a chamou para uma conversa, saiu criticando a mudança.
  • O agronegócio cresce. A safra 23/24 de grãos está estimada em 320 milhões de toneladas. O Brasil é o terceiro maior produtor, e o maior exportador mundial. • Lula voltou da viagem a Índia e mandou apressar a compra de um Airbus A 330, mesmo usado, para ser adaptado para seu uso. Quer avião maior e de longo percurso pois o A 319 que adquiriu no mandato anterior não atende as suas viagens. A próxima será a Nova York, com escala de dois dias em Havana. Depois, irá a Moscou. Lula já tem mais de sessenta dias de viagens em oito meses de Governo.
  • O megashow The Town, promoção de Roberto Medina, criador do Rock in Rio, em São Paulo, na semana passada reuniu mais de 600 mil pessoas de público. Reuniu o que existe de melhor na música para jovens no mundo.

Rio de Janeiro, setembro de 2023