Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, anunciou esta segunda-feira que vai encontrar-se com o empresário Elon Musk, durante a sua visita aos Estados Unidos da América (EUA) para participar na Assembleia Geral das Nações Unidas, esta semana.
O líder do governo israelita, escreveu no X (antigo Twitter) que irá começar a sua visita nos EUA pelo estado da Califórnia, onde tenciona encontrar-se “com o atual líder da inovação mais espetacular da nova era e talvez em geral, Elon Musk”.
“Vou falar com ele sobre inteligência artificial e vou também tentar convencê-lo a investir em Israel nos próximos anos” afirmou Benjamin Netanyahu, sublinhado que “Ele está, em grande medida, a preparar o caminho que irá mudar a face da humanidade e também a face do Estado de Israel”.
O rápido desenvolvimento da inteligência artificial (IA) tem sido, desde o ano passado, um tema muito discutido no panorama mediático mundial.
Entre as preocupações suscitadas pela IA estão as possibilidades de a internet poder vir a ser inundada com desinformação e de os algoritmos tendenciosos disseminarem material racista.
Elon Musk, um dos fundadores da empresa OpenAI, cuja direção abandonou mais tarde, tem lançado regularmente avisos sobre os perigos da IA. Em março, assinou uma petição na qual se pedia uma pausa na investigação da última geração de IA “para garantir que não representa um perigo para o público”.