Salão de Munique de alta intensidade

O salão automóvel de Munique teve 750 expositores de 38 países e foi particularmente interessante pelos concept cars apresentados.

Além desses belos exercícios de estilo que são um revolucionário passo em frente para a mobilidade elétrica, foi possível ver exemplos de mobilidade inteligente através de carros, mini- autocarros e veículos voadores 100% elétricos e autónomos.

Num salão dominado pelos alemães, destaque para a forte presença dos construtores chineses, que aproveitaram o certame para fazer novo ataque ao mercado europeu com modelos altamente competitivos e projetados para atrair os clientes ocidentais. Cerca de 40% das empresas (marcas e fornecedores) presentes no certame eram oriundas do gigante asiático. Certos observadores estimam que as marcas chinesas e a americana Tesla podem rapidamente conquistar entre 10 e 15 % do mercado europeu.

Em Munique, ficou também evidente que a relação entre o consumidor e o automóvel está a mudar. O desejo de comprar carro está a ser substituído pela vontade de subscrever o serviço de ter carro através de leasing, renting e de outros serviços associados. Não foi por acaso que as grandes empresas financeiras marcaram presença neste evento. Uma moda para seguir com muita atenção, também em Portugal.

Os concepts car mais espetaculares de Munique.

Porsche Mission X

O protótipo elétrico Mission X pretende ser o carro de estrada mais rápido no famoso circuito de Nürburgring. Este bilugar é inspirado no Hypercar que disputou as 24 Horas Le Mans e tem um sistema elétrico com uma extraordinária relação de 1 cv/quilo. A marca não divulgou a potência, mas deverá ter mais de 1500 cv! Alguns detalhes estéticos recuperam a imagem de carros históricos da marca, caso dos faróis semelhantes aos do 906 e 908 e portas ao estilo do 917, um dos melhores carros de corrida do mundo. O habitáculo é assimétrico, as bacquets são em carbono e os cintos de segurança têm seis apoios, como nos carros de competição. O volante é um compêndio de informação com numerosos interruptores e um comando multifunções.

A Porsche surpreendeu os visitantes com a construção de um pavilhão com 1.000 m2 com a forma do 911 para receber o público e onde exibiu uma mistura de veículos modernos e clássicos.


Porsche Mission X

BMW Vision

A plataforma Neue Klasse serve de base aos futuros modelos BMW, com lançamento previsto para o período 2025-2027. É evidente o regresso ao estilo tradicional da marca dos anos 70 e 80. Este concept dá-nos uma pista muito concreta do que será a futura berlina da Serie 3, carregada de tecnologia e com motorização 100% elétrica, que chegará ao mercado em 2025. É também uma aposta na tecnologia de ponta e em novos sistemas de propulsão elétrica com a sexta geração da tecnologia eDrive, bastante mais eficiente em termos de consumo com uma autonomia superior em 30%.


BMW Vision

Mercedes Vision One Eleven

Esta visão da Mercedes era dos concepts mais espetaculares do salão pelo design retro-futurista, que faz lembrar os protótipos C111 produzidos nas décadas de 1960 e 1970. Não deverá passar à fase de produção, mas serve seguramente para a marca otimizar os seus modelos desportivos elétricos. Destaca-se por uma carroçaria aerodinâmica juntamente com portas em forma de asa de gaivota, tração traseira e motores elétricos que garantem uma autonomia superior a 1.200 km. O habitáculo é espaçoso e minimalista, tem apenas duas bacquets e volante idêntico ao dos carros de competição. Não foi divulgada a potência, mas sabe-se que os motores pesam um terço do peso e ocupam um terço do espaço.


Mercedes Vision One Eleven

A Mercedes apresentou também o CLA Concept – o primeiro modelo da nova gama de veículos elétricos desenvolvidos com base numa nova plataforma. Além do design expressivo e aerodinâmico, está equipado com motor 100% elétrico com 225 cv de potência, tem tração traseira, embora haja uma versão de quatro rodas motrizes. O consumo anunciado é de 12 kWh/100 km, pelo que podemos esperar uma autonomia superior a 750 km. Tem dispositivo de carregamento rápido de 15 minutos para percorrer 400 km. O futuro CLA chega ao mercado em 2025.


Mercedes CLA Concept

Volkswagen ID.GTI

Outra novidade importante foi o Volkswagen ID.GTI Concept. Este exercício de estilo antecipa o primeiro GTI elétrico da marca alemã. Como tem por base a plataforma MEB Entry do Grupo Volkswagen é muito provável que tenha as mesmas caraterísticas técnicas de outros modelos, ou seja, um motor elétrico de 226 cv e autonomia de 450 km. É baseado no projeto ID.2all e, como é apanágio da sigla GTI, tem uma imagem vincadamente desportiva, o habitáculo está tecnologicamente equipado. Deverá chegar ao mercado dentro de dois anos.


Volkswagen ID.GTI

Opel Experimental

A anunciada mudança da Opel para as versões elétricas em 2028 está em movimento. Este crossover desportivo deixa antever como serão os futuros modelos Opel, nomeadamente a segunda geração do Crossland e Grandland, a lançar no próximo ano, e do Manta, que regressa ao catálogo da marca em 2025. Este concept elétrico tem por base a plataforma Stellantis BEV e dispõe de transmissão integral elétrica.


Opel Experimental

Avatr 12

Entre os chineses, destaque para a nova marca Avatr, nascida em2018 da colaboração entre a Changan e o gigante das telecomunicações Hawei. O Avatr 12 é um coupé de quatro portas com cinco metros de comprimento. O interior é um deleite para os olhos. O tablier tem um largo ecrã panorâmico de 35,4 polegadas, que inclui o painel de instrumentos. A tela central de infoentretenimento sensível ao toque, está orientada para o exterior é usada para controlar a maioria das funções do carro. O tejadilho é feito num vidro inteligente que pode alternar entre transparente e opaco. A versão de tração traseira é movida por um motor elétrico de 313 cv, enquanto versão de tração integral usa um motor duplo Huawei com 578 cv. A autonomia varia entre 650 e 700 quilómetros. Deve chegar à Europa em 2025.


Avatr 12

Fisker Ocean

Este protótipo tem um inovador tejadilho designado SolarSky, que recebe os raios de sol e gera energia para alimentar os dois motores elétricos. Se o sol não faltar pode percorrer 2.400 quilómetros sem quaisquer emissões ao longo de um ano e, em condições ideais de circulação, pode percorrer 3.200 quilómetros. Tem quatro rodas motrizes e 564 cv de potência.


Fisker Ocean

Autónomos já andam

A mobilidade elétrica está cada vez mais associada a outros sistemas de locomoção como os veículos autónomos. Vários construtores apresentaram em Munique a sua visão do carro que, no futuro, nos vai conduzir. Depois de prometerem veículos autónomos no início da década de 2020, as marcas deram a conhecer os primeiros modelos de nível 4 (condução totalmente automatizada em determinadas estradas) para a segunda metade desta década. Um responsável da Volkswagen afirmou que os carros e autocarros autónomos poderão representar 15% do volume de negócios automóvel em 2030.

O VW ID.Buzz voltou a sair à rua como a furgoneta do futuro. Representa a visão moderna do famoso “pão de forma” e estará a circular nas artérias de Hamburgo em 2025 como táxi autónomo. Faltam alguns meses para conhecermos a versão final, mas o ID.Buzz presente no salão estava equipado com diversas camaras, sensores e radares LIDAR da última geração de curto e longo alcance que pode chegar aos 400 metros.


VW ID.Buzz

A marca alemã está também a preparar o lançamento de uma frota de pequenos autocarros autónomos para a cidade de Hamburgo. Esses modelos seguem rotas pré-definidas e estão a ser controlados em tempo real por humanos, ainda que à distância, uma vez que é essa a exigência da legislação em vigor.

A Hyundai prepara o lançamento, no final do ano, do SUV Ioniq 5 Robotaxi em diversas cidades americanas, nomeadamente em Los Angeles. Está equipado com mais de 30 sensores ligados a câmeras, radares e LIDAR (sistema base da condução autónoma) e com sofisticados programas de computador, tudo isto para garantir uma utilização segura. À semelhança de um motorista profissional, o Ioniq 5 Robotáxi reconhece o passageiro, recolhe-o e transporta-o até ao local de destino.

Estacionamento automático

E se você mandasse seu carro para o estacionamento quando chegasse em casa? Este sonho de qualquer condutor está próximo da realidade em Munique: vários fabricantes e fabricantes de equipamentos (incluindo BMW, Volkswagen, Ford, Bosch e Valeo) apresentaram um parque de estacionamento equipado com sensores que permitem ao automóvel navegar sozinho até ao seu destino.

O objetivo é encontrar um padrão comum para que carros e sensores de estacionamento possam comunicar entre si. “É real e em breve fará parte da nossa vida quotidiana”, garante Joachim Damasky, da Federação Alemã da Indústria Automóvel.