Polónia pretende acolher os Jogos Olímpicos de 2036

Atualmente, México, Indonésia e Turquia também se candidataram para sediar os Jogos Olímpicos de 2036.

A Polónia avançou, esta quarta-feira, com a candidatura aos Jogos Olímpicos de 2036, com o Presidente polaco, Adrej Duda, a oficializar a pretensão durante o Congresso Europeu Do Desporto e do Turismo, que decorre em Zakopane, no sul país.

Duda afirmou que “após consultas com liderança do Comité Olímpico polaco, com o Ministério dos Desportos e com o governo, é a nossa ambição e a nossa intenção esforçar-nos por acolher os Jogos Olímpicos de Verão no nosso país, em 2036”.

Durante a sua intervenção o presidente polaco realçou que Polónia e a Ucrânia organizaram com sucesso o Campeonato Europeu de Futebol de 2012, bem como a terceira edição dos Jogos Europeus, realizados entre junho e julho deste ano entre Cracóvia e Malopolska.

Adrej Duda assegurou que até 2036 a Polónia “estará 100% preparada” nomeadamente no que toca ao projeto “aeroporto grande e supermoderno com uma rede de ligações ferroviárias”, mais conhecido como “Porto Central de Comunicações”.

O presidente manifestou ainda esperanças de que os 13 anos até 2036 sejam suficientes para cumprir os requisitos necessários não só em termos de infraestruturas, mas também no campo dos desportos.

Duda revelou ainda que, nos próximos dias, vai enviar uma carta dirigida ao presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) e prometeu que estará “pessoalmente empenhado em garantir” que se consiga “realizar os Jogos Olímpicos de Verão”.

Até agora existem três candidaturas para sediar os Jogos Olímpicos de 2036, nomeadamente, do México, da Indonésia e da Turquia.

Há também propostas para celebrá-los no Egito, Canadá, Coreia do Sul, China, Índia, Qatar, Hungria, Itália, Dinamarca e um projeto de organização conjunta entre Alemanha e Israel no centenário dos Jogos de Berlim de 1936.