A Autoeuropa vai retomar a laboração normal em 23 de outubro e aumentar a produção para 934 carros por dia a partir de 6 de novembro. Em comunicado divulgado esta terça-feira, a Comissão de Trabalhadores (CT) revela ainda que o aumento de produção previsto pela empresa implica um “incremento de 32 trabalhadores nos quatro turnos na área da montagem, com abertura de várias estações”.
Com a retoma da produção normal a 23 de outubro, termina também o regime de `lay-off´ que estava a ser aplicado na Autoeuropa desde 11 de setembro, data em que a empresa foi obrigada a suspender a produção por falta de uma peça produzida numa fábrica da Eslovénia, fortemente afetada pelas cheias que assolaram o país em agosto.
O regime de `lay-off´ prevê uma quebra de rendimentos para os trabalhadores que pode ir até 33% do salário, mas, com um acordo entre a administração e a CT, os cerca de 5.000 trabalhadores da Autoeuropa tiveram uma quebra de rendimentos de apenas
Sobre os colaboradores necessários para o aumento da produção, a CT revela que já “exigiu à empresa que esses trabalhadores fossem contratados diretamente pela Autoeuropa”, e diz ainda estar atenta às cargas de trabalho nas linhas de montagem da fábrica da Volkswagen, em Palmela, no distrito de Setúbal.
Inicialmente a Autoeuropa previa retomar a atividade em 12 de novembro, mas a Volkswagen garantiu, entretanto, o fornecimento da peça em falta junto de um fornecedor espanhol e outro chinês, o que lhe permitiu antecipar a retoma da produção, ainda que parcialmente, a 2 de outubro.
Com a retoma da produção normal na Autoeuropa, cerca de uma centena de trabalhadores temporários da empresa deverão regressar de imediato ao trabalho.