O ex-jogador do Sporting Bas Dost, atualmente ao serviço do NEC Nijmegen, anunciou, esta quinta-feira, que vai fazer uma pausa na carreira, após ter sido diagnosticado com uma miocardite, na sequência da paragem cardíaca que sofreu durante o jogo contra o AZ Alkmaar, para o campeonato neerlandês.
“Caros colegas, membros do NEC e fãs de futebol. Ouvi agora do meu cardiologista a causa do que aconteceu comigo durante o jogo AZ–NEC, em Alkmaar. Fiz muitos exames nos últimos dias e eles mostraram que tenho um músculo cardíaco inflamado (miocardite)”, escreveu numa nota partilhada nas redes sociais do seu clube.
O jogador lembrou que há “vários motivos pelos quais um músculo cardíaco fica inflamado e as consequências podem ser bastante graves”, mas que no seu caso teve a sorte de ter sido reanimado com sucesso em campo. “Não consigo enfatizar o quão estou grato aos médicos do NEC e do AZ pelo desempenho em campo”, disse, informando que vai continuar a realizar testes médicos nos próximos dias.
“Depois, vou para casa e vou precisar de descansar para recuperar totalmente. Só depois desse momento terei mais visão do meu futuro e, a partir daí poderei partilhar mais sobre ele. Por enquanto, vou fazer uma pausa no futebol e passar os próximos tempos com minha família. Espero que todos respeitem isso”, acrescentou o jogador, que representou o Sporting durante três épocas, com 93 golos em 127 jogos, durante as quais conquistou uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.