João Sena
A inteligência artificial está cada vez mais presente na vida das pessoas… e dos construtores. Ela resolve questões complexas, inclusive ajuda a desenvolver veículos pesados para a competição. Os responsáveis pelo desenvolvimento deste camião estão a utilizar a inteligência artificial e a realidade virtual para chegar à versão definitiva do modelo que vai participar na longa e difícil maratona no deserto saudita, com mais de 5000 quilómetros.
O plano de construção do novo camião da marca checa foi concebido há dois anos Depois de ter sido divulgado o regulamento técnico, a equipa começou a preparar, em contrarrelógio, a participação no Dakar, que decorre entre 5 e 19 de janeiro de 2024, na Arábia Saudita. “A inteligência artificial está envolvida na otimização do projeto e estamos também a utilizar a Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD). Usamos esses cálculos para analisar o fluxo de ar, a distribuição de peso e a forma do veículo. O nosso objetivo é manter a identidade da Tatra”, disse Martin Koloc, responsável da Buggyra. A marca não divulgou as caraterísticas técnicas, apenas libertou uma fotografia de um modelo muito estilizado e com linhas vincadamente desportivas.
O responsável pelo design da Buggyra, David Vršecký, admitiu que a inteligência artificial lhe deu uma nova perspetiva de construção de um carro de corrida, já que permitiu obter dados extremamente específicos e complexos, adiantando “apenas com entradas corretas se consegue obter um resultado satisfatório”.
Além da inteligência artificial, o responsável pelo design pode visualizar o camião em escala 1:1 como se já estivesse construído usando óculos de realidade virtual Gravity Sketch. Desse modo, consegue observar o modelo de todos os ângulos e identificar quaisquer potenciais problemas.
Há mais de 30 anos que a Tatra participa no Dakar, tendo ganho a prova seis vezes e conquistado 18 pódios.