Apesar de ser uma Vila, o Município de Cascais está entre as seis cidades que podem vencer o prémio World Smart City Award 23, na categoria City Award, através da iniciativa Viver Cascais. O prestigiado prémio internacional reconhece projetos, ideias e estratégias globais pioneiras adotas pelas cidades para proporcionar aos cidadãos maior qualidade de vida, viabilidade económica e sustentabilidade.
O Viver Cascais é um programa de fidelização que oferece um acesso privilegiado a uma variedade de serviços em áreas como transportes, saúde e cultura através de um único cartão, disponível para todos os residentes, trabalhadores e estudantes da nossa vila.
Lançado há 3 anos, o grande propulsor do Viver Cascais foi o acesso ao transporte rodoviário gratuito que incentivou o registo de 33.000 utilizadores logo nos primeiros meses. De seguida, com a pandemia covid-19, este cartão provou ser também uma mais-valia, com as teleconsultas e consultas de pediatria gratuitas, 24 horas por dia, testagem e muito mais.
A amplitude de vantagens hoje é ainda maior com o acesso a museus e a eventos, exclusivos de zonas perto dos artistas, bilhetes com desconto, minutos de estacionamento gratuito e partilha de bicicletas.
Em 2023, o Viver Cascais já tem 117.500 utilizadores (dos quais 93% são residentes, aproximadamente metade da população cascalense). Tem ainda um grande potencial no futuro, com integração de Inteligência Artificial e o cruzamento da informação de utilização atual, a evolução é trazer cada vez mais benefícios focados nas necessidades específicas das pessoas de Cascais.
Ver o cartão Viver Cascais a chegar a estes números é um orgulho e dá-nos um ímpeto extra para continuar a trabalhar, para chegarmos ainda a mais pessoas.
Os transportes gratuitos são, sem dúvida, o benefício com maior adesão. Sendo a mobilidade sustentável um dos grandes eixos na nossa estratégia, a autarquia criou também a aplicação MobiCascais que integra todos os serviços relacionados com a mobilidade em Cascais e disponibiliza 100 minutos de estacionamento diário gratuito para residentes.
É, aliás, essa facilidade nas deslocações que o cartão Viver Cascais proporciona que explica, em grande parte, o seu êxito.
As questões ambientais são indissociáveis desta opção, mas também o caminho para uma sociedade verdadeiramente democrática. Só com uma mobilidade acessível a todos é que podemos ter acesso a tudo o que o Estado, neste caso o Estado Local, proporciona.
A mobilidade é um direito constitucional, mas um dos mais esquecidos da nossa sociedade. Temos mudado isso com espírito aberto e sem preconceito. Continuaremos a ser um concelho laboratorial, por tentativa e erro.
As cidades mais bem sucedidas no futuro são aquelas que mais forem capazes de incluir aqueles que as procurem para realizar os seus projetos de vida. Com as suas redes que não conhecem fronteiras, com as suas mini/sociedades de nações dentro de bairros ou freguesias, com as suas empresas, universidades e agentes culturais, as cidades são o melhor antídoto para essa crescente tendência isolacionista que observamos no domínio das nações.