Japoneses ligados à corrente

O Japan Mobility Show foi uma vitrina tecnológica em matéria de mobilidade e eletrificação. Os modelos que estiveram em Tóquio vão impactar a sociedade japonesa, e não só, dentro de alguns anos.

O salão foi particularmente importante na medida em que reforçou a transformação da indústria automóvel japonesa com vista à mobilidade elétrica. Importa salientar que a quota de mercado dos veículos elétricos no Japão era de 2% em 2022, ou seja, dez vezes menos do que na Europa e na China.

A Toyota esteve particularmente ativa com a apresentação de espetaculares concept cars, caso do Land Cruiser Se (Sport electric), que vai estar à venda em 2026. Tem sete lugares em três filas de bancos, motorização 100% elétrica e autonomia para 1000 quilómetros. A marca apresentou ainda o coupé elétrico FT Se, que herda o conceito do desportivo MR2, e chega ao mercado em 2026, e o SUV elétrico FT 3e, com um design vanguardista, que deixa antever como serão os futuros modelos “zero emissões”. O habitáculo destes carros tem vários ecrãs digitais que permitem uma experiência de condução mais envolvente. A Toyota surpreendeu com o protótipo elétrico Lunar Cruiser, com capacidade para andar sobre rochas com 50 cm de altura e subir encostas com uma inclinação de 25 graus. Como parte das especificações, cada roda tem direção própria e está associada a um motor, tudo isto para facilitar a deslocação em ambientes difíceis.


Toyota

A Lexus mostrou o LF-ZC, estudo de uma berlina familiar 100% elétrica, com lançamento previsto para 2026, e o LF-ZL, protótipo de um SUV totalmente elétrico. No habitáculo não existem botões físicos, todas as funções do são feitas através de ecrãs colocados ao lado do volante. A instrumentação é projetada no para-brisas e os espelhos retrovisores são substituídos por câmaras que projetam imagens nos ecrãs. Os futuros modelos utilizam uma nova estrutura modelar, têm tração integral DIRECT4, e o objetivo da Lexus é ter a gama totalmente eletrificada na Europa em 2030 e à escala mundial em 2035.


Lexus

A Nissan deu a conhecer o espetacular Hyper Force, uma interpretação ultra futurista do GT-R. Este superdesportivo de alta performance tem dois motores elétricos (um para cada eixo) e desenvolve 1341 cv. Segundo os responsáveis da marca, o Hyper Force não é apenas um carro, é um exercício realizado por entusiastas de corridas com consciência ambiental. Como montra tecnológica, inclui sistemas de condução autónoma e realidade aumentada.


Nissan

A Honda começou a produzir motos, mas expandiu a linha de produtos para os automóveis e agora para os aviões. Apresentou três novidades, incluindo o desportivo elétrico Specialty Sports Concept que poderá ser o sucessor do NSX. Outro interessante modelo é o concept Sustaina C, um veículo elétrico de quatro lugares feito de plástico reciclado. Em colaboração com a General Motors e a Cruise, a marca apresentou o veículo autónomo Cruise Origin de seis lugares, que vai usado como táxi autónomo no Japão a partir de 2026. Os clientes utilizam a aplicação no smartphone para fazer a reserva e o pagamento. A marca surpreendeu ao entrar pela mobilidade tridimensional com o eVTOL, uma aeronave de cinco lugares. Num futuro próximo as pessoas vão poder viajar de forma mais livre e fluida nos céus.


Honda

A Mitsubishi levou a Tóquio o revolucionário e futurista X:D Concept, um crossover de tração integral com programa de condução “todo-o-terreno” e tecnologia plug-in para as viagens mais longas. O habitáculo bastante espaçoso dispõe de seis lugares individuais. Outra interessante novidade da Mitsubishi é o Last 1 Mile Mobility, um compacto veículo de aventura desenvolvido em colaboração com a start-up Lifehub. É alimentado por baterias usadas de veículos elétricos. Foi desenvolvido com recurso à Inteligência Artificial e robótica.


Mitsubishi

A Subaru deu a conhecer o Sport Mobility Concept, um coupé com dois motores elétricos de 214 cv, autonomia para 360 quilómetros e tração às quatro rodas. Os ralis continuam a ser inspiradores para a marca, e este modelo pode ser o ponto de partida para o regresso da Subaru ao Mundial de ralis em 2027. A tecnologia da eletrificação e automação está a avançar no mundo da aviação. É nesse sentido que surgiu o Air Mobility Concept de dois lugares, equipado com cinco rotores que possibilitam descolar e aterrar na vertical. A Mitsubishi não deu qualquer informação sobre o grupo motopropulsor usado, mas será seguramente elétrico.


Subaru

A Yamaha deu a conhecer o Tricera, um veículo de três rodas elétrico, equipado com um sistema de direção nas rodas traseiras que visa otimizar a condução em cidade naquilo que designa por “Mobilidade Urbana Emocionante”. O condutor tem ainda a possibilidade de selecionar o modo manual para direção das rodas traseiras.


Yamaha

A BMW foi ao Japão apresentar a segunda geração do Sports Activity Coupé iX2, que chega a Portugal em março de 2024. Tem grande semelhanças com os X4 e X6, dispõe de dois motores elétricos, um em cada eixo, uma potência combinada de 313 cv, autonomia para 449 quilómetros e tração integral.


BMW