Esta quarta-feira, uma mulher começou a ser julgada, no Tribunal de São João Novo, no Porto, por ter tentado matar a mãe de 83 anos, com um pano embebido em álcool, em dezembro do ano passado.
A arguida está acusada da prática de crime de violência doméstica e de um crime de homicídio qualificado na forma tentada.
Na sessão de tribunal, a mulher de 55 anos, confessou o crime apesar de ter sublinhado que nunca teve intenção de matar a mãe.
A acusação defende que, na madrugada de 10 de dezembro de 2022, a arguida atacou a mãe, colocando-lhe um pano embebido em álcool na boca e um almofada na cara, para impedir que a idosa respira-se.
O Ministério Público aponta também de que, desde que a arguida passou a viver com a mãe, lhe pedia dinheiro para bebidas alcoólicas e combustível, porém, como a idosa tinha uma reforma pouco avultada, não conseguia atender a tais pedidos, acabando por sofrer insultos por parte da arguida.
Contudo, ao coletivo de juízes, a arguida garantiu que nunca “tratou a mãe assim” e assegurou que, à exceção daquele dia, nunca pediu dinheiro, a mãe é que lhe dava 20 euros por semana.
“Nesse dia pedi-lhe dinheiro. Foi a única vez. Como ela disse que não dava, perdi a cabeça”, disse, justificando que “não estava bem” e que foi “uma fase má” da sua vida.