Este sábado, o piloto neerlandês, Max Verstappen (Red Bull), conquistou a última ‘pole position’ para a 22ª e última corrida da temporada de Fórmula 1, em Abu Dhabi.
O já tricampeão mundial, fez a sua melhor volta em 1.23,445 minutos, deixando para trás, na segunda posição, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), a 0,139 segundos, com o australiano Oscar Piastri (MacLaren) em terceiro, a 0,337 segundos.
Para Max Verstappen, esta foi a 12ª ‘pole’ da temporada, em 22 Grandes Prémios reazilados, sendo também a 32ª da carreira.
Assim o piloto da Red Bull alcançou Nigel Mansell no sétimo lugar de ‘pole positions’, e ficou a apenas uma de Alain Prost e Jimmy Clark, que possuem, ambos, 33.
Nas lutas particulares que ainda restam neste final de temporada, Leclerc (é sétimo no campeonato) levou a melhor sobre o companheiro de equipa, o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que não foi além do 16.º lugar.
O espanhol está empatado com o compatriota Fernando Alonso (Aston Martin) no quarto posto do campeonato, ambos com 200 pontos. O piloto da Aston Martin sai do sétimo posto da grelha.
Entre as equipas, a Mercedes procura defender o segundo lugar do campeonato, seguros por quatro pontos face à Ferrari, mas não conseguiu melhor do que o quarto lugar do britânico George Russell e o 11.º de Lewis Hamilton.
Verstappen e a Red Bull já asseguraram os títulos de pilotos e construtores antecipadamente.