No passado sábado, 25 de novembro, fui agraciado com a prestigiosa Ordem Honorífica do Estado do Vaticano, tendo sido nomeado Cavaleiro da Ordem de São Silvestre. A cerimónia de condecoração que é atribuída diretamente por Sua Santidade, o Papa Francisco, como Sumo Pontífice, chefe da Igreja Católica e chefe de Estado do Vaticano, foi conduzida pelo eminente Cardeal, D. Américo Aguiar, em reconhecimento do compromisso excecional e da colaboração notável de Cascais na organização da Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ23).
É uma enorme bênção Sua Santidade, o Papa Francisco, ter decidido condecorar-me com a Ordem de São Silvestre por via daquilo que realizámos ao longo da Jornada Mundial da Juventude. Mas, se aceito com humildade esta condecoração, é porque a partilho com toda a comunidade de Cascais que esteve envolvida na preparação e realização da JMJ – e foram milhares.
Estou certo que a JMJ 2023 foi uma grande lufada de esperança. Fez-nos acreditar que há futuro e que a humanidade continua a ter os seus valores e princípios bem presentes e vigorosos, que levará os jovens a afirmarem-se como essenciais nesse grande movimento que o Mundo tanto precisa de RE-humanização.
Foi uma organização que nos orgulha enquanto portugueses e aqui em Cascais também demos o nosso contributo, um contributo dado com alma.
Estivemos totalmente comprometidos desde o início, em 2019, e empenhados em celebrar este momento único. Todos os departamentos, divisões e empresas municipais estiveram envolvidos de forma direta ou indireta na organização deste evento.
Tudo isto comportou uma logística muito forte, algo que nunca vivenciámos em Portugal, quer em Lisboa, quer em Cascais.
Foram dias intensos que vão ficar para sempre na memória de todos os que participaram nesta viagem de comunhão e partilha e que culminaram nesta distinção.
A Ordem de São Silvestre é uma honraria de alto prestígio, reservada a indivíduos que se destacam pelas suas contribuições notáveis à sociedade e pelos serviços relevantes prestados à Igreja Católica.
Neste contexto, esta distinção é um testemunho do compromisso exemplar de Cascais para com valores de solidariedade, colaboração intercultural e apoio aos peregrinos que participaram na JMJ 2023.
É um marco na história do município. Este reconhecimento não só honra o trabalho do município de Cascais, mas também destaca a importância da colaboração entre instituições civis e religiosas na promoção de valores que transcendem fronteiras.
Cascais, agora enriquecida com esta distinção, continua a afirmar-se como um farol de excelência, compaixão e comprometimento para outras comunidades em todo o mundo.
Termino enaltecendo a total disponibilidade para servir onde e como é necessário o espírito de sacrifício que todos demonstraram, aliado a uma firme vontade de participar com alegria e emoção, e que deram razões ao nosso sentimento patriótico, justificam e alimentam-nos de confiança, ajudando-nos a cultivar a vida.
Estamos TODOS, TODOS, TODOS de parabéns e fica a mensagem: nunca devemos desistir de fazer ouvir a nossa voz, mas no espírito de união