A Google divulgou, esta segunda-feira, que Cristiano Ronaldo foi o atleta mais pesquisado nos últimos 25 anos, globalmente, numa lista em que constam também António Costa e o Papa Francisco.
No comunicado, a empresa tecnológica esclarece que, neste ano em particular “em que a Google comemora os 25 anos, não se terá uma retrospetiva apenas de 2023, mas sim do último quarto de século como forma de mostrar quais os temas, os momentos, as personalidade, e outros tópicos que formas os mais pesquisados na Google a nível mundial”, exemplificando que, “entre os atletas mais pesquisados surge uma das grandes figuras de Portugal (…) Cristiano Ronaldo”.
O internacional português “foi o atleta mais pesquisado na Google nos últimos 25 anos globalmente, o que equivale a mais um título para a sua extensa lista de conquistas” avança a empresa.
Particularmente em Portugal, “vários eventos levaram os portugueses a recorrer á pesquisa da Google em busca de mais informações”, como a título de exemplo: “ a transferência milionária de Enzo Fernández para o Chelsea chamou a atenção e também tornou-o no jogador mais popular nas pesquisas da Google no país”.
Os nomes nacionais e internacionais mais pesquisados foram, respetivamente, “António Costa e o Papa Francisco” sendo que “os portugueses interessaram-se com a vinda do Papa a Portugal, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, e com a demissão do ainda primeiro-ministro que culminou com a marcação de eleições para março de 2024”.
Na área do cinema e televisão, as pesquisas mais populares em Portugal nos últimos 25 anos foram “Oppenheimer, Barbie e Rabo de Peixe”.
Já na música, quem se destacou foi o cantor Pedro Mafama que “colocou Portugal a Cantar ‘Olarilolé, Olariloléi’”.
“Os portugueses também ficaram bastante interessados pela vida amorosa de Shakira, fazendo com que a cantora colombiana entrasse em uma das três primeiras colocações da categoria, liderada pela banda britânica de rock Coldplay”, diz a empresa.
Tendo em conta a guerra em Israel e Gaza, os portugueses quiseram saber ‘O que é o Hamas?’ mais até do que saber sobre o ‘chatbot’ de inteligência artificial (IA) ChatGPT, refere a tecnológica.
“O Ano em Pesquisa da Google trata-se de um olhar anual para o ‘top’ de tendências na pesquisa do Google. Ao compilar o ano 2023 na pesquisa, analisamos a agregação de triliões de pesquisas ao longo do ano” e as tendências “geralmente identificam melhor o que chamou mais a atenção das pessoas em 2023 relativamente a 2022”, explica o Google.