O presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) admite árbitros turcos nas competições portuguesas para atenuar a suspensão dos jogos da Liga da Turquia na sequência da agressão a Halil Umut Meler.
“Tendo em conta que os jogos da Liga turca foram suspensos até novo aviso, gostaria de informar que o CA da FPF, com a intenção de apoiar os árbitros turcos e garantir a manutenção do seu ritmo competitivo, está disponível para nomear árbitros internacionais turcos para arbitrar na nossa I Liga”, lê-se na carta enviada por José Fontelas Gomes aos congéneres turcos.
Na segunda-feira, o árbitro internacional turco Halil Umut Meler foi agredido pelo presidente do Ankaragücü e por pessoas ligadas àquele clube. Na sequência da agressão, a Federação Turca de Futebol suspendeu “indefinidamente” a principal liga do país e os restantes campeonatos.
Na carta, citada pela agência Lusa, Fontelas Gomes considerou que esta oportunidade pode “ajudá-los a garantir que eles [árbitros turcos] não sejam impactados negativamente por este infeliz acontecimento” e que juntos “podemos trabalhar para fortalecer e proteger a arbitragem, promovendo um ambiente seguro e justo para todos os envolvidos no desporto”,
A decisão da federação turca ocorreu pouco depois de o presidente do Ankaragücü, Faruk Koca, ter invadido o relvado e dado um soco no árbitro Umut Meler, que caiu e continuou a ser pontapeado na cara e cabeça por elementos ligados ao mesmo clube.