Renault lança troféu de ralis em Portugal

Passado quase 20 anos, a Renault regressa de forma oficial aos ralis com a realização de um troféu com o Clio Rally5.

A competição terá cinco provas: duas em terra e três em asfalto, e o calendário será divulgado muito em breve, bem como os prémios que serão generosos.

O troféu destina-se a jovens pilotos que querem fazer carreira nos ralis e não têm muito dinheiro. O preço do carro na versão de asfalto é de 48.500 euros e de 52.000 euros com o “kit” de terra. Segundo estimativas da marca, os custos de competição variam entre os 12 e 15 euros/km e foram calculados tendo em conta os gastos com gasolina, pneus, manutenção e as necessárias revisões após cada prova. É um valor muito interessante se tivermos em conta que os custos para correr com um carro da categoria R4 oscilam entre os 20 e 25 euros/km. Existe também a possibilidade de o piloto alugar o carro a uma equipa. Nesse caso, cada prova do campeonato nacional de ralis pode custar cerca de 3000 euros. Por tudo isto, o Clio Trophy Portugal pode ser visto como um troféu de iniciação e uma oportunidade para quem quer dar os primeiros passos no desporto automóvel.

O Renault Clio foi desenvolvido de acordo com os regulamentos técnicos FIA para a categoria Rally5, e é um verdadeiro carro de corrida construído na fábrica da Alpine, em Dieppe, onde sempre foram preparados os carros de competição da marca francesa. Tem motor 1.3 turbo de 180 cv, caixa de cinco velocidades sequencial Sadev e diferencial autoblocante. O chassis é herdado do modelo de série, tem suspensões e travões específicos e tração dianteira. O carro vem com todos os equipamentos de segurança exigidos pelos regulamentos internacionais. O Clio Rally 5 tem conseguido inúmeros sucessos em diferentes campeonatos na Europa graças às performances e fiabilidade. O carro está igualmente homologado para competir em outras categorias, caso do ralicross e velocidade, o que é sempre uma mais-valia.


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Hugo Barbosa, diretor de Comunicação e Relações Públicas da Renault Portugal, considera que “este troféu é uma ferramenta de comunicação e uma ótima forma de entrar no desporto automóvel. Os ralis precisam de pilotos jovens e esta competição pode ajudar”. O feedback tem sido positivo “há vários interessados”, admitiu, reforçando a ideia de que “é um projeto a três anos para haver o payback do investimento nos carros”, salientou. Já existem alguns carros em Portugal e é possível que o troféu tenha entre 12 e 15 participantes.