No passado domingo, dia 10 de dezembro, decorreu no Casino do Estoril a X Gala da Educação. Este é já um momento incontornável do nosso calendário escolar, onde se celebra a Educação e se reconhece o mérito. Esta cerimónia, agora na sua 10.ª edição, destacou e reconheceu as atitudes e práticas positivas de professores, alunos, funcionários e todos os agentes educativos que se destacaram ao longo do último ano letivo.
Valorizamos muito todos aqueles que perpetuaram o espírito e os valores da nossa comunidade. Aqueles valores que passaram de geração em geração, dos nossos avós aos nossos pais, e que nos ensinaram que o trabalho vem sempre antes do sucesso.
Em Cascais, acreditamos que só podemos crescer, como pessoas, como organizações ou como comunidade, olhando para os bons exemplos e, no nosso concelho, temos felizmente muitos e bons exemplos.
Todos os que marcaram presença nesta Gala são um exemplo, são um modelo para os seus pares, os alunos que se superam, os professores que se inspiram e reinventam, os funcionários que se dedicam, as escolas que inovam, a comunidade que se envolve e os pais que apoiam incondicionalmente os seus educandos, em cada dia, nessa grande aventura que é o conhecimento.
A Educação é um dos pilares em que mais apostamos nas políticas municipais. O investimento que tem vindo a ser feito nas escolas públicas do concelho, quer na sua reabilitação, quer na sua ampliação e na construção de novas escolas, é crucial para o sucesso. Recentrando a escola como o centro da comunidade e sede da cidadania.
Não tenhamos dúvidas, melhores escolas oferecem melhores condições de ensino, potenciando a aprendizagem dos alunos.
A nossa responsabilidade é grande e queremos fazer ainda mais e melhor. Fazer melhor é olhar para o futuro, é olhar para a qualidade da educação, é olhar para o bem-estar e felicidade dos nossos alunos.
A ideia de uma educação pública universal é uma marca da civilização. Uma escola forte, sede do saber e da cidadania, é uma pré-condição para uma democracia vibrante, para uma sociedade coesa e para uma economia próspera, que gera mais empregos e oportunidades para todos.
Tenho como posição de princípio que em matéria de educação o importante é que todas as crianças e jovens tenham acesso a um ensino de qualidade.
É urgente trabalhar para que a escola em Portugal garanta igualdade de oportunidades à partida e, sem deixar ninguém para trás, assegure que cada aluno tem todas as condições para atingir o seu potencial e concretizar os seus sonhos. É necessário usar das melhores estratégias para alcançar o objetivo de uma escola de qualidade que produza resultados para o maior número.
Em Cascais, compreendemos bem a natureza e responsabilidade do serviço público. Não somos condescendentes com a erosão dos pilares do Estado Social. Não assistimos impávidos à cristalização social e à morte da mobilidade social ascensional.
Porque aqui, no nosso território, ontem como hoje, acreditamos que uma educação de excelência é o caminho mais curto para um território tolerante, próspero, livre e humanista. Onde cada um é livre de seguir o seu próprio destino, não deixando ninguém para trás.