Sporting pede uniformização dos critérios do videoárbitro 

Leões pedem que sejam adotadas boas práticas de outros países

O Sporting pediu esta terça-feira uma urgente uniformização dos critérios do videoárbitro (VAR) no futebol. O clube considera importante um caminho para que apenas haja especialistas na função.

“O VAR é uma ferramenta essencial para uma maior justiça e transparência das competições. Quem não defende o VAR, não defende a busca da verdade desportiva. O Sporting apela por isso a que haja urgentemente uma uniformização e entendimento do protocolo VAR por parte dos árbitros. Ganham os árbitros, ganham os clubes, ganha a verdade desportiva”, lê-se num comunicado.

“A análise crítica do Sporting relativamente aos critérios de arbitragem depende da necessidade urgente da definição dos mesmos e da transparência das decisões. Não faz sentido uma semana ser adotado um critério de intervenção e na semana seguinte outro”, acrescenta o clube, citado pela agência Lusa. 

Por isso, os leões consideram também importante “que se caminhe para árbitros especialistas e exclusivos de VAR”, embora reconheça que “o atual número de árbitros não o permite fazer neste momento”. 

Assim, os sportinguistas desafiam o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a começar “a preparar o futuro” e reconhecem o “esforço do Conselho de Arbitragem em querer melhorar a arbitragem”, acrescentando que continuarão a lutar pela verdade desportiva. “Essa nunca existirá sem uma arbitragem livre, independente e qualificada”, afirmam.  

O Sporting pediu que sejam adotadas boas práticas de outros países e recorda que ficou “sozinho quando apresentou a proposta para serem implementadas medidas que permitam a divulgação dos áudios e garantam uma maior transparência à arbitragem e integridade às próprias competições”.